Exposição de documentário do 11 de setembro

Exposição de documentário do 11 de setembro
Carlinhos em mais um de seus momentos hilários

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Questões sobre raciocínio lógico

Um explorador é capturado por uma tribo cujo chefe decide que o homem deve morrer. O chefe, um homem muito lógico, resolve dar ao explorador uma escolha: ele deve dizer uma sentença. Se a sentença for verdadeira ele será atirado de um precipício. Se for falsa, ele será atirado aos leões.
A sentença que deverá o explorador dizer para forçar o chefe a libertá-lo será, com o respectivo fundamento correto:

a) "Serei atirado aos leões". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vé outra saída a não ser soltar o explorador.
b) "Não serei atirado aos leões". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vé outra saída a não ser soltar o explorador.
c) "Serei atirado de um precipício". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vé outra saída a não ser soltar o explorador.
d) "Não serei atirado de um precipício". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vé outra saída a não ser soltar o explorador.
e) "Não serei atirado de um precipício". Se falsa, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença verdadeira. Uma vez verdadeira, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença falsa. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

Considerando "todo livro é instrutivo" uma proposição verdadeira, é correto inferir que

a) "nenhum livro é instrutivo" é uma proposição necessariamente verdadeira.
b) "algum livro é instrutivo" é uma proposição necessariamente verdadeira.
c) "algum livro não é instrutivo" é uma proposição verdadeira ou falsa.
d) "algum livro é instrutivo" é uma proposição verdadeira ou falsa.
e) "algum livro não é instrutivo" é uma proposição necessariamente verdadeira.

Leia os argumentos abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os X são Z."
I I. "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo, X é doutor."

a) Ambos são argumentos dedutivos.
b) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento indutivo. O segundo é um típico argumento dedutivo.
c) O segundo argumento apenas estaria correto com a redação seguinte: "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo X não é doutor."
d) O primeiro argumento não é válido. Seria válido, no entanto, enunciar: "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os Y são X."
e) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo.

Leia o argumento a seguir e posteriormente assinale a alternativa que apresente argumento a ele similar.
"Quando chove, meu carro fica molhado. Como não tem chovido ultimamente, meu carro não pode estar molhado."

a) Sempre que uma peça de teatro recebe elogois da crítica, as pessoas vão vê-la. Como as pessoas estão indo ver a nova peça de Augusto Levy, ela provavelmente receberá elogios da crítica.
b) Sempre que uma peça recebe uma grande audiência, ela é elogiada pela crítica. A nova peça de Augusto Levy vem tendo grande audiência sendo, por isso, elogiada pela crítica.
c) Sempre que a crítica elogia uma peça de teatro, as pessoas vão vê-la. A nova peça de Augusto Levy recebeu críticas favoráveis. Logo as pessoas provavelmente vão querer vê-la.
d) Sempre que a crítica elogia uma peça de teatro, as pessoas vão vê-la. A nova peça de Augusto Levy não recebeu críticas favoráveis. Logo, eu duvido que alguém vá vê-la.
e) Sempre que a crítica elogia uma peça de teatro, as pessoas vão vê-la. As pessoas não estão indo ver a nova peça de Augusto Levy, ela não recebeu elogios da crítica.

Leia o seguinte texto e em seguida assinale a alternativa que contenha afirmação que, se verdadeira, revela a falácia no argumento utilizado pela empresa.
"A Delegacia do Trabalho de Pindorama notificou a empresa X em face dos altos níveis de ruídos gerados por suas operações fabris, causadores de inúmeras queixas por parte de empregados da empresa. A gerência da empresa respondeu à notificação, observando que as reclamações haviam sido feitas por funcionários novos, e que funcionários mais experientes não acham excessivo o nível de ruído na fábrica. Baseada nesta constatação, a gerência concluiu que o ruído na fábrica não era problema real, não adotando nenhuma medida para a sua redução."

a) Como a empresa é localizada em um parque industrial, residências não estão localizadas próximas o suficiente a ponto de serem afetadas pelo ruído.
b) O nível de ruído na fábrica varia com a intensidade de atividade, atingindo seu máximo quando o maior número de empregados estiver trabalhando simultaneamente.
c) Funcionários mais experientes não sentem desconforto devido à significativa perda auditiva resultante do excesso de ruído da fábrica.
d) A distribuição de protetores auriculares a todos os funcionários não aumentaria de maneira significativa os custos operacionais da empresa.
e) A Delegacia do Trabalho de Pindorama não possui suficiente autoridade a ponto de exigir o cumprimento de uma recomendação acerca de procedimentos de segurança no trabalho.

O reino está sendo atormentado por um terrível dragão. O mago diz ao rei: “O dragão desaparecerá amanhã se e somente se Aladim beijou a princesa ontem”. O rei, tentando compreender melhor as palavras do mago, faz as seguintes perguntas ao lógico da corte:
1. Se a afirmação do mago é falsa e se o dragão desaparecer amanhã, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem?
2. Se a afirmação do mago é verdadeira e se o dragão desaparecer amanhã, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem?
3. Se a afirmação do mago é falsa e se Aladim não beijou a princesa ontem, posso concluir corretamente que o dragão desaparecerá amanhã?
O lógico da corte, então, diz acertadamente que as respostas logicamente corretas para as três perguntas são, respectivamente:

a) Não, sim, não
b) Não, não, sim
c) Sim, sim, sim
d) Não, sim, sim
e) Sim, não, sim

Se André é culpado, então Bruno é inocente. Se André é inocente, então Bruno é culpado. Se André é culpado, Leo é inocente. Se André é inocente, então Leo é culpado. Se Bruno é inocente, então Leo é culpado. Logo, André, Bruno e Leo são, respectivamente:

a) Culpado, culpado, culpado.
b) Inocente, culpado, culpado.
c) Inocente, culpado, inocente.
d) Inocente, inocente, culpado.
e) Culpado, culpado, inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário